Você está insatisfeita com sua silhueta, e está em busca de um método para queimar a gordura da barriga e perder excesso de peso de uma vez por todas? Então chegou ao lugar certo, nesse post vou dar algumas dicas para perder barriga e ainda destacar os 12 mais eficazes exercícios para perder barriga.

Afinal ter a barriga grande não é nada bonito… Mas além da questão estética, a obesidade e o excesso de gordura na barriga aumenta muito a probabilidade de doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares.

ATENÇÃO: Se você for mulher, com circunferência abdominal acima de 88 cm ou homem com mais de 102 cm, você está com obesidade abdominal.

Mas não entre em pânico! Porque felizmente você pode se livrar da gordura abdominal. E ainda secar a barriga com as nossas dicas e os exercícios certos, sem a necessidade remédios para emagrecer.

Fazer abdominal perde barriga?

Se eu quero perder a gordura da barriga, tenho que exercitar minha a musculatura do abdômen. Ou seja, eu tenho que fazer muito treino abdominal, não é mesmo?

Parece lógico, mas isso não está correto.

Fazer abdominais não faz perder barriga!

Infelizmente, algo que parece muito lógico, nem sempre é correto, e pior, pode te levar para um caminho completamente errado.

É claro que você vai ter uma sensação de queimação na área ao realizar o treinamento muscular abdominal. Mas isso não significa que você vai queimar a gordura abdominal. Não é assim que o seu corpo funciona.

Mas por que isso não funciona?

Muitas pessoas pensam que os músculos que estão exercitando, queimam diretamente as células de gorduras que estão por perto.

Mas o seu corpo não funciona dessa maneira, e é por isso que não passa de um mito. Para queimar gordura localizada, ela deve primeiro ser decomposta antes de entrar na corrente sanguínea.

Se a gordura entra na corrente sanguínea, ela então pode ser queimada. A gordura que está presente na corrente sanguínea pode vir de qualquer parte do corpo.

Portanto, queimar gordura em apenas uma parte do corpo não é possível!

Eu nunca vi ninguém gordo com uma barriga chapada, porque ele fazia muito treinamento abdominal.

A perda de gordura no corpo, em geral, ocorre de maneira uniforme, como podemos ver na imagem abaixo:

Então não devo fazer treinamento abdominal?

Sim você deve fazer abdominais, mas é preciso esclarecer o seguinte:

Você não deve esperar que um milagre aconteça, e não pense que você vai realmente queimar gordura e secar a barriga somente através de abdominais.

Mas isso não significa que você tenha que renunciar completamente aos exercícios musculares abdominais.

Pelo contrário, há também uma série de vantagens do treinamento muscular abdominal, tais como:

  • Seus músculos abdominais ficam maiores e mais fortes, o que torna as almofadas musculares mais visíveis.
  • Eles melhoram sua postura, equilíbrio e estabilidade.
  • Ajuda a reduzir possíveis dores nas costas

Então como ficar com a barriga trincada?

Uma pergunta muito frequente hoje em dia, é: qual o melhor exercício para perder barriga rápido? E a resposta é que não existe, na verdade para obter esse resultado é preciso uma combinação de atividades.

Bem, isso pode ser conseguido focando em 3 pilares principais:

1 – Dieta

2 – Exercícios combinados

3 – Treinamento abdominal

Como o ajuste na dieta tem um impacto muito maior na queima de gordura abdominal, essa é a área mais importante.

Um estudo de Harvard mostra, por exemplo, que pessoas com obesidade que se exercitam (sem ajustar sua dieta) mal perdem peso e gordura.

Agora vamos explicar cada um desses 3 pilares:

#1 – Dieta

Como já mencionado, este é o fator mais importante. A razão é que tem a maior influência no teor de gordura.

Para ter músculos abdominais visíveis, ou “trincados”, é preciso também ter um baixo teor de gordura.

Sem baixo teor de gordura, seu “tanquinho” nunca será visto, porque os músculos estarão cobertos por gordura.

A fim de reduzir medidas e queimar a gordura da barriga, é necessário mudar seus hábitos e começar uma dieta para perder barriga

Basicamente você precisa excluir de sua dieta alimentos ruins e que engordam, como doces, frituras e comida industrializada em geral.

E também incluir em seu cardápio alimentos saudáveis que ajudam a perder peso, como produtos integrais, fibras, peixes, chá, castanhas e vegetais em geral. Além de consumir suplementos caso seja necessário.

Eu já escrevi um artigo detalhado sobre isso, confira:

#2: Exercícios combinados

Além de reduzir seu percentual de gordura através dos alimentos, também é recomendado fazer isso através da queima de calorias com a ajuda do esporte ou na academia. Por isso agora vamos falar dos “exercícios para perder barriga”.

A questão que surge é: como você queima mais calorias? Não é “com treinamento muscular abdominal”. Porque não?

Porque exercícios abdominais são “exercícios isolados” onde você usa apenas uma pequena parte do corpo.

O que você acha? Você vai gastar mais calorias ao fazer abdominais ou simplesmente jogando futebol?

A resposta é simples. Claro, jogando futebol, porque usa muito mais grupos musculares e queima mais calorias. Ou seja exercícios combinados.

O que são exercícios combinados? Exercícios combinados são exercícios em que vários grupos musculares são utilizados e, portanto, mais calorias são queimadas do que em exercícios isolados, como, por exemplo, o treinamento dos músculos abdominais, em que apenas estes são ativados.

O handebol é o esporte mais eficaz para queimar calorias. Isso também é compreensível, já que o handebol é um esporte de muita agilidade, com rápidas e frequentes mudanças de direção, e se você ainda quer marcar um gol, tem que pular no ar e jogar a bola.

Confira a seguir os melhores exercícios para fazer em casa, que você pode começar agora mesmo e já começar a diminuir a barriga em algumas semanas.

5 exercícios combinados eficazes:

#1 – Agachamento

#2 – Levantamento terra

#3 – Avanço em progressão (Passada)

#4 – Flexões

#5 – Flexão-Burpee

E é claro, você pode praticar diversos outros esportes para queimar gordura. Mas deve-se pensar sobretudo em exercícios e esportes muito intensos, como: futebol, tênis, handebol e até mesmo Crossfit.

Mas isso não significa que você não pode queimar calorias ou gordura com exercícios menos intensos. Por exemplo, você pode perder gordura abdominal com caminhadas rápidas.

E, claro, você também pode queimar com treinamento cardiovascular, como correr. Isso pode levar a uma redução da gordura visceral. Gordura visceral é a gordura que envolve os órgãos.

A gordura visceral está associada à diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol alto, doença cardiovascular, câncer e toda uma série de outras doenças. (Fonte)

Mas também existem algumas desvantagens ao tentar perder peso com exercício cardio. Por exemplo, você também perde massa muscular, o que muitas vezes não é desejado.

#3 – Treino Abdominal

E enfim o treino abdominal especifico… Agora é hora de fortalecer e definir os músculos abdominais com a ajuda de um treinamento especial com os melhores exercícios para barriga!

Os músculos abdominais consistem em 4 partes diferentes.

  • Músculo abdominal transverso
  • Músculo abdominal oblíquo interno
  • Músculo abdominal oblíquo externo
  • Músculo abdominal reto

Veja a seguir os melhores exercícios abdominais, especialmente para treinar seus músculos abdominais retos, pois estes também são os mais importantes. Apenas a prancha lateral é para os músculos abdominais oblíquos.

#1 – Abdominal com perna elevada

#2 – Abdominal supra e infra

#3 – Abdominal lateral com perna estendida

#4 – Ponte abdominal

#5 – Abdominal com rodinha / rolinho

#6 – Prancha lateral

#7 – Abdominal clássico

Conclusão finais

O corpo humano precisa de gordura para funcionar. Por isso um baixo percentual de gordura corporal (abaixo de 5%) pode até ser prejudicial à saúde.

Mas você não deve confundir alguns quilos acima do peso com excesso de gordura na barriga. Porque é essa gordura na cavidade abdominal que mais preocupa, pois pode levar a problemas de saúde mais graves.

Esse problema é mais comum nos homens, mas o excesso de gordura abdominal feminina também preocupa. É por isso que é muito importante atacar o excesso de gordura na área da cintura o mais rápido possível.

E seguindo as dicas desse artigo para perder a barriga, assim como colocando em prática os exercícios para emagrecer aqui propostos, com certeza você irá atingir suas metas com segurança e ter a barriga sarada de forma permanente.

Deixe Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.